UOL

ZURA

terça-feira, 17 de agosto de 2010



Os crustáceos, como a lagosta, caracterizam-se pelo corpo protegido por uma carapaça.

Animais invertebrados com o corpo protegido por uma carapaça. Pertencem ao grupo dos artrópodes, animais de pernas articuladas. São conhecidas cerca de 30 mil espécies de crustáceos, entre elas camarões, caranguejos e lagostas. A maioria delas é marinha. Outras estão adaptadas à vida terrestre.

O Corpo. Todos os crustáceos são cobertos por uma carapaça de quitina, cuja dureza depende da quantidade de sais de cálcio na quitina. Em geral, o corpo dos crustáceos divide-se em seções. De cada seção sai um par de pernas ou apêndices articulados. As seções do corpo e da cabeça são fortemente ligadas entre si. Os apêndices que saem da parte anterior da cabeça servem para segurar, cortar e provar os alimentos. Outros apêndices da cabeça servem para mastigação (mandíbulas e maxilas) e de antena. Os crustáceos diferem dos demais artrópodes por apresentarem dois pares de antenas. As pernas da parte inferior do corpo servem para andar. Os apêndices grandes, ou pinças, que saem do corpo, são usados para pegar peixes, quebrar pequenas ostras, cavar buracos e lutar. Os apêndices ou nadadeiras que se encontram sob a cauda são às vezes usados para carregar os ovos. As pernas da extremidade da cauda são achatadas e formam uma nadadeira em forma de leque, que é usada para nadar para trás.

Os crustáceos podem ter um, dois ou mais olhos.

Vida. Na maioria dos crustáceos a fecundação é feita pela cópula de dois indivíduos de sexos diferentes. A maioria das espécies, como as lagostas, carrega os ovos e os filhotes nos filamentos de pernas, que são também usados para nadar. Depois de saírem dos ovos, os filhotes dos crustáceos crescem até o ponto em que a carapaça endurece. Como a carapaça impede o crescimento, o crustáceo a troca por uma maior diversas vezes durante o crescimento. A casca nova vai se formando aos poucos por dentro da velha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário